domingo, 6 de fevereiro de 2011

VALEU BELÉM!

"Ai, ai, aiai..tá chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora"

Como tudo na vida tem um fim, a minha, ou melhor, a nossa missão aqui em Belém tb chega ao seu final. Não posso dizer que não estou feliz, afinal estou voltando para minha terra, mais perto da nossa cidade e da nossa família, mas tb não posso dizer que não vou sentir saudades...

Foi aqui que comecei uma vida a dois, que tive a minha 1ª casa de verdade, nosso primeiro negócio, minha 1ª panela de pressão, 2 escovas de dentes no mesmo banheiro (que lindo S2) enfim, tantas primeiras coisas que não vou esquecer nunca daqui, não dá!
Meu sentimento é de muita gratidão mesmo. Estamos indo embora c/ o sentimento também de dever cumprido e muito felizes por termos tido essa oportunidade única, que é morar na Amazônia.

A gente que mora lá do outro lado do país, tem mesmo uma visão muito errada da região norte, da Amazônia, eu confesso! É preciso vir aqui prá ver de perto quantas belezas não só naturais essa região já tem; Mas tb é correto afirmar que a região ainda é muito limitada e abandonada, principalmente no Pará, onde a miséria impera, os governantes não abrem portas para as grandes empresas do Brasil, fazendo assim com que o poder permaneça sempre nas mãos dos mesmos, não dando possibilidades às classes mais baixas...triste! 

Mas, qual estado não precisa de melhorias?
Qual capital não clama por uma melhor administração dos seus governantes?
Que cidade não anda meio abandonada?
Não existe lugar perfeito para se viver, cada lugar tem seus defeitos e suas qualidades, e nós temos que aprender a conviver com elas.

Me perdoem meus amigos paraenses, se em algumas das minhas críticas ou reclamações em voz alta em minhas redes sociais (onde tenho tantos amigos paraenses), eu os magoei ou ofendi de alguma forma, pois não foi proposital. Tenho mania de reclamar de tudo mesmo (isso é um defeito meu), sou crítica ao extremo e como boa paulistana que sou, tb sou  cheia de chatices e manias perfeccionistas. Vocês vão me ver reclamar muito de Santos/SP também, podem acreditar Hahahaha! Faz parte!

E faço questão de me desculpar, pq aqui tem muita gente boa mesmo...eita povo generoso que DEUS colocou no meu caminho. E assim como Belém acrescentou e contribuiu muito para nosso começo de vida a dois, nós também contribuímos muito para a cidade, gastando muito por aí, comendo muitooooo em vários restaurantes, pagando aluguéis por quase 5 anos, ou seja, ajudamos a aquecer a economia daqui, e geramos empregos locais (a empresa hoje tem 4 funcionários paraenses), por isso, acredito que tudo na vida seja uma troca.

Não foi à toa que viemos párar aqui...a gente ganhou experiência e dinheiro, é verdade, mas a cidade também precisava de nós, por isso trocamos experiências e o crescimento foi para ambas as partes, e não para um só. Não foram dias fáceis, eu confesso, mas também houveram dias incríveis (inclusive, meu álbum no facebook tem esse título em homenagem aos 4 anos e meio aqui), mesmo com todas as dificuldades em se morar sozinha em outro estado.

Se você não conhece Belém, não sabe o que está perdendo.
Terra farta, quente, com gastronomia única e de muitas cores e sabores exóticos, que a gente não encontra em outro lugar. Tem tecnobrega (eu particulamente, não gosto, mas vale a pena conhecer), carimbó (adoro!), e tem muitas particularidades maravilhosas, que só quem vem aqui vai entender Rs!
É um super passeio vir conhecer o carimbó, o cupuaçu e o açaí daqui...vale super a pena! Mas agora, não posso garantir uma humilde hospedagem, pq amanhã não tenho mais endereço fixo aqui.

Aqui amadureci;
Reconheci e aprendi a valorizar mais os verdadeiros amigos;
Aprendi a dizer NÃO sem culpa;
Aprendi a não ter muita pena das pessoas, pois cada um tem aquilo que merece;
Aprendi o valor de cada coisa material, e por isso, cuidei mais delas;
Entendi que não conseguimos mudar ninguém, e que tenho que aprender a conviver melhor c/ as diferenças;
Aprendi que decepção não mata, ensina a viver;
Compreendi ainda mais o valor enorme da família; e
Aprendi que tenho que relaxar mais e me importar menos c/ problemas pequenos.
Enfim, Belém me acrescentou muita coisa, pois quando vc vai da casa dos seus pais prá viver a sua vida, a situação é bem diferente!
Eu tentei tirar o melhor proveito do que Belém pode me oferecer de bom.
E a parte chata, ruím e difícil eu tentei excluir da minha vida, afinal o que não tem valor, o que não importa, não se perde, abandonaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Vou sentir saudades do pessoal do escritório, da família do Sr. Nelsom, da Kátia (minha vizinha), da Estação das Docas, da tapioquinha, dos sorvetes da Cairu, dos porteiros dos prédios em que trabalhávamos e morávamos, do seu Paulo taxista, do jambú, do filhote, da Chama da Amazônia, dos queridíssimos amigos cariocas, paulistas e mineiros que fizemos aqui e que levaremos para sempre essas amizades, do choop do Amazon Beer  e dos chocolates da Vouz Vollez...é, eu vou sentir saudades, mas quero muito voltar para São Paulo, pq aqui não é o meu lugar!
O meu cuzcuz é salgado, entendem? Rs!

Valeu Belém!
Com certeza você ficará prá sempre em minha mente e coração!
Eu volto à passeio prá tomar uma cerpinha com os amigos na bela Ilha do Marajó!

“Não quero que o tempo volte, nem que as lembranças boas já vividas se repitam, só quero novas histórias maiores e melhores.”


5 comentários:

Juju Viviani disse...

Será que eu preciso dizer que estou chorando aqui? Belém realmente é uma cidade incrível, amei e tive a sorte de poder conhecer com os melhores anfitriões do mundo ... vcs vão sentir falta mesmo, da tapioquinha, sorvete da cairu, estação das docas, entre tantas outras coisas lindas de Belém, mas sei também que tem tantas outras coisas lindas esperando por vcs em Santos que o sorvete, a estação das docas serão "substituidos" rapidamente no coração de vcs!!! Foram 5 anos lindos, maravilhosos, mas muita alegria os esperam por aqui e eu particularmente quero estar muiiiiiiiiito perto e participando cada vez mais da felicidade de vcs ... e sabe porque??? Porque eu amo vcs do fundo do meu coração e já não aguento mais de saudade!!! Agora vem logo poww, já demoraram demais!!!

Eriquitas disse...

Falta pouco Khulll...hehe
Guenta aí que nós estamos chegando.
Kisses

MARIA LUIZA disse...

Adorei o texto de despedida. Você disse pouco e tudo. É isso aí, de tudo tiramos boas lições. Ganhamos experiência. E crescemos!!! Aqui também não é meu lugar, mas fico mais um pouco, completando este ciclo. Vou tentar fazer o melhor e a diferença. Obrigada por tudo, desculpa por qualquer deslize e boa sorte! Que a felicidade te espere em cada esquina. Fique em paz!

Cássia disse...

Adorei o texto!
e desejo do fundo do meu coração paraense toda a felicidade do mundo pra vc´s!

Sucesso!

beijos

Eriquitas disse...

Obrigada Luiza!
Belém me deu de presente a sua amizade!
Valeu Cássia! A gente se vê por aí hehe
Beijos já c/ saudades;)

Related Posts with Thumbnails